Quem sou eu

Minha foto
Sou um cara apaixonado pela vida, ansioso por descobrir coisas novas e aprender mais e mais, até o último suspiro.

sábado, 20 de outubro de 2012

Ver ou não ver: eis a questão!

Me inspiro em Shakespeare pra tentar entender o que aconteceu ontem à noite. Ou melhor, durante o dia inteiro.

Não se falava em outra coisa que não fosse o capítulo final da novela Avenida Brasil. Me senti um verdadeiro ET pois não sabia o que dizer já que não assisti a nenhum capítulo. Ah, e falo isso sem nenhum grau de metidez, tipo "eu sou o bom, eu não assisto novela, eu sou intelectual, etc e tal". Nada disso.

Não quero entrar no mérito se novela faz bem ou mal pra saúde. Acredito que, como outras coisas na vida, é uma questão de gosto. Eu mesmo, durante um período da minha vida, assisti a muitas novelas.

Atualmente não me ligo mais (talvez até seja também em função de trabalhar e estudar no período da noite, o que torna difícil acompanhar o dia-a-dia da trama). Em contrapartida, me ligo em outras coisas que, pra quem não gosta, também seriam motivo de críticas.

O que me deixou intrigado (e estou até agora) foi ter saído de casa durante a exibição da novela e perceber que a cidade estava parada. As ruas desertas. Atravessar a Roberto Silveira ( a maior avenida daqui de Niterói) com o sinal aberto para os carros, era tarefa facílima. Bares fazendo promoção e colocando telões pra galera não perder a novela. Parecia final de Copa do Mundo.

Cheguei ao bar onde rolaria um show de uma banda de amigos e o local estava vazio. As pessoas só foram chegando ao término da novela. Desnecessário dizer que o show também só pôde começar a partir daí, né?

Que a Rede Globo é uma potência, isso eu já sei há muito tempo. Agora, acho que pela primeira vez na vida, pude realmente sentir claramente os efeitos desse poder.

Os mais exaltados dirão que a Globo é um grande mal. Que temos que fazer uma campanha de conscientização da população pra parar de assistir a sua programação, etc e tal.

Não acredito que seja assim. Já presenciei muitas coisas boas produzidas e exibidas por ela. Acho que o padrão Globo de qualidade é de primeiríssimo mundo mesmo e temos sim alguns programas de qualidade.

O que lamento é o excesso de novelas. Isso sim é prejudicial à saúde, especialmente a mental.

Antes de sair de casa, só pra exemplicar, estava assistindo a um programa maravilhoso sobre literatura, num canal de TV por assinatura. Assistir um filme, ler um livro, caminhar, enfim, opções não faltam.

Nélson Rodrigues disse certa vez que toda unanimidade é burra. Se isso é realmente verdadeiro, acho que estamos caminhando a passos largos pra um emburrecimento irreversível...

CURTINHAS:

* Sensacional o show de ontem do Bazar Pestana, nova banda dos meus amigos Léo Consule e Luíza Regattieri. Hoje tem mais: 16h na praça de alimentação do Niterói Shopping. Entrada franca. É chegar e conferir!!!

* Galera das Alterosas: segura a onda pois o Flusão tá chegando. O Independência vai ferver!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário