Quem sou eu

Minha foto
Sou um cara apaixonado pela vida, ansioso por descobrir coisas novas e aprender mais e mais, até o último suspiro.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Até quando esperar?

Mais um dia dos professores foi comemorado no último dia 15.

Foi??

Acho que não. Pelo menos pra nós que vivemos da educação, que estamos no dia-a-dia das escolas, não vejo grandes motivos para comemorações. Infelizmente perdura no Brasil a política do "para inglês ver". Ou para americano, francês, enfim, seja lá qual for a nacionalidade em foco, o resultado é sempre o mesmo: fala-se muito em educação mas, na prática, pouca coisa tem sido feita.
O professor é hoje, antes de tudo, um refém. E isso ocorre seja na rede pública ou na particular.

Ele é refém de uma escola que não lhe dá as condições ideais para desenvolver um trabalho digno.

Ele é refém (nessa não está sozinho) de uma política salarial infame que o faz ganhar um salário que, em outras autarquias, não é pago nem para servidores com ensino médio.

Ele é refém dos alunos que, abalisados por esse estatuto da criança e do adolescente (ECA é uma boa sigla pra ele, dada a sensação que nos provoca), só fazem desrespeitar não só os professores como o pessoal de apoio, tendo a certeza da impunidade.

Ele é refém dos pais que jogaram pra cima dele a tarefa de educar sozinho os filhos que eles colocaram no mundo.

Por isso, me vem essa pergunta, lembrando uma canção da Legião Urbana: até quando esperar? O Brasil, segundo ranking emitido pela Unesco ano passado(http://www1.folha.uol.com.br/saber/882676-brasil-fica-no-88-lugar-em-ranking-de-educacao-da-unesco.shtml), está em 88º lugar, uma situação alarmante.

Não é novidade pra ninguém que nenhum país do mundo conseguiu dar um salto qualitativo sem investimentos pesados em educação. Temas como sustentabilidade, energia renovável, entre outros, só conseguem ser colocados em prática quando existe compreensão do que eles representam, tanto do ponto de vista individual quanto social.

Espero que no próximo dia dos professores tenhamos o que comemorar!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário